Os Resíduos

ECOLUB – óleos industriais

A ECOLUB é uma marca criada pela Sogilub – Sociedade de Gestão Integrada de Óleos Lubrificantes Usados, que é responsável pela recolha e tratamento dos óleos lubrificantes usados em Portugal. Trabalhamos com a Sogilub desde 2006, o que nos torna pioneiros na atuação a favor do Ambiente. Por óleos lubrificantes usados entendem-se os óleos industriais lubrificantes de base mineral, os óleos dos motores de combustão e dos sistemas de transmissão, os óleos minerais para máquinas, turbinas e sistemas hidráulicos e outros óleos que, pelas suas características, lhes possam ser equiparados. Quando se tornam impróprios para o uso a que estavam inicialmente destinados, esses óleos têm que ser eliminados ou reciclados de maneira a que não sejam nocivos para o meio ambiente Na AUTO PERES, este resíduo é devidamente armazenado e, posteriormente, recolhido sempre que necessário por esta empresa especializada que se dirige às nossas instalações para esse efeito (no caso dos Distritos de Évora, Beja e Faro esta recolha é garantida pela empresa Carmona, S.A.).

Baterias

Este é também um dos resíduos que armazenamos para posterior recolha pois, uma vez substituída a bateria antiga por uma nova, há que dar uma "nova vida" à bateria antiga. As baterias de automóvel, também conhecidas como baterias de arranque ou baterias de chumbo-ácido, contêm ácido sulfúrico e chumbo de elevada toxicidade. A eliminação incorreta das baterias pode contaminar os solos. As baterias devem ser manuseadas e/ou substituídas por profissionais que cumprem vários requisitos para minimizar os riscos do manuseamento. Se não tem conhecimentos suficientes para esta tarefa, deixe essa responsabilidade connosco. As empresas fornecedoras deste material normalmente encarregam-se de recolher as suas baterias nos pontos de venda para depois as entidades licenciadas poderem tratar deste tipo de resíduos, cujo tratamento correto é a reciclagem. Numa bateria é possível reciclar os plásticos, o chumbo e os ácidos. Quando compra uma bateria, paga o "Ecovalor" que corresponde a uma taxa que já vai cobrir o sistema de recolha e tratamento deste resíduo.

Pneus

Os pneus usados são resíduos que acarretam uma série de problemas como riscos de incêndio e proliferação de mosquitos e roedores. No entanto, podem ser reutilizados como combustíveis para a pavimentação de estradas, como equipamentos para parques infantis, etc. Quando compra um pneu, paga o "Ecovalor" que corresponde a uma taxa que já vai cobrir o sistema de recolha e tratamento deste resíduo. Como produtores deste resíduo, os pneus usados são entregues pela AUTO PERES nas instalações de entidades competentes, nomeadamente na RESIALENTEJO que está localizada no Parque Ambiental da AMALGA, em Beja, e que serve também o concelho de Ourique. Neste parque ambiental de tratamento de resíduos, existe uma plataforma para depositar pneus usados e câmaras-de-ar, dividida em quatro áreas distintas que permitem fazer a separação dos pneus ligeiros, industriais, pesados e câmaras-de-ar, facilitando assim o seu posterior encaminhamento.

Filtros e Outros

Para estes casos, os procedimentos são idênticos. Todos estes componentes substituídos nos veículos são armazenados em locais apropriados até ao momento da sua recolha. Os automóveis possuem quatro filtros diferentes: o filtro do óleo, o filtro do ar, o filtro do habitáculo e o filtro do combustível. Cada um deles tem uma função específica, isto é, a retenção de impurezas. Todos os resíduos são filtrados para não prejudicarem as peças do motor. Muitos dos problemas dos veículos que chegam à nossa oficina têm a ver com os filtros. Uma revisão regular do seu carro e uma verificação constante das peças automóveis, particularmente do filtro do combustível, permitir-lhe-á evitar um consumo excessivo de combustível e poupar muito dinheiro na manutenção do seu carro. Estes materiais são, portanto, um dos resíduos mais comuns nas oficinas. Na AUTO PERES estes resíduos são recolhidos por empresas especializadas.

image